Processando

Área do participante

Dúvidas

1. Você tem tido acesso à cópia atualizada do estatuto de sua entidade de previdência e do regulamento do plano de benefícios?

Sim. O Estatuto e o Regulamento são impressos e distribuídos a todos os Participantes cada vez que alguma alteração é aprovada. Além disso, encontram-se permanentemente disponíveis nos informativos do site da SUPRE.

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2. Qual a política de investimentos do seu plano de previdência?

A Política de Investimento da SUPRE encontra-se disponível na página, no menu A SUPRE. Sempre que solicitado, é disponibilizado impresso.

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3. Qual o perfil da carteira dos investimentos?

É adotada uma linha conservadora, com grande parte dos investimentos concentrados em Renda Fixa.

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4. Onde os recursos do plano são aplicados?

Os recursos estão aplicados em sua maioria em títulos públicos. A faixa restante está distribuída entre títulos privados, fundos de renda fixa, ações, fundo de investimento no exterior, empréstimos a participantes e imóveis.

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5. Com quais bancos e corretoras opera?

Os Fundos Exclusivos estão sob a gestão da BRAM - Bradesco Asset Management e Sulamérica Investimentos, além de alguns fundos abertos.

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6. Qual a rentabilidade obtida e os riscos assumidos?

A rentabilidade comparada a indicadores de mercado, a evolução do patrimônio e a distribuição das aplicações é divulgada através do Relatório do Demonstrativo de Investimentos - DI, que é enviado à PREVIC e disponibilizado na página da SUPRE. A Política de Investimentos da Fundação é conservadora, o que diminui os riscos, que são avaliados por empresa especializada, a Aditus.

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7. Seu fundo de pensão tem informado quais os gastos com prestadores de serviços?

A relação dos gastos com os fundos de investimentos, prestadores de serviços, pessoal e todas as despesas, constam no relatório anual da diretoria, ficando disponível na página da SUPRE.

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8. Quais as hipóteses atuariais adotadas (tábua de mortalidade, taxa de rotatividade, taxa de juros, etc)?

Tábua de Mortalidade: AT-2000
Tábua de Mortalidade de Inválidos: IAPC
Taxa de Rotatividade: zero
Taxa de Juros: 5,5% a.a.

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9. Você recebe informações sobre a situação financeira e atuarial de seu plano de benefícios?

Anualmente é disponibilizado online a todos os participantes o Relatório da Diretoria, contendo um resumo dos principais acontecimentos do ano, cópia dos pareceres do atuário, do auditor independente, dos Conselhos Fiscal e Deliberativo, além das demonstrações contábeis e notas explicativas do balanço, bem como as rentabilidades obtidas.

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10. Se seu plano prevê contas individualizadas, qual é seu saldo de conta?

O saldo de contas está disponível para consulta a qualquer momento, na área de Acesso Exclusivo a Participantes na página da SUPRE no menu SALDO, onde é atualizado mensalmente de acordo com o regulamento e impresso sempre que solicitado.

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11. Seu fundo de pensão tem divulgado informações referentes às demonstrações contábeis e pareceres atuariais de seu plano?

Sim, através do Relatório Anual, mencionado no item 9, no menu INFORMATIVOS.

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12. Quais as conclusões das auditorias atuarial e de benefícios realizadas em seu plano de previdência?

O Plano de benefícios está em equilíbrio, sem risco iminente.

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13. Quais as conclusões do parecer do auditor independente?

A Entidade mantém controles adequados, trabalha de forma transparente e competente.

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14. O Conselho Fiscal tem emitido relatórios sobre a atuação do fundo de pensão?

Sim, semestralmente o Conselho Fiscal analisa os dados da Fundação quanto aos mais diversos aspectos, emitindo relatório, conforme determinações legais.

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15. Além dos benefícios previdenciários, quais outros serviços são prestados pela SUPRE?

Empréstimo pessoal a Participantes, (saiba mais no menu EMPRÉSTIMO ==> link REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO) e administração do Seguro de Vida (saiba mais no link SEGURO DE VIDA).

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