1. Você tem tido acesso à cópia atualizada do estatuto de sua entidade de previdência e do regulamento do plano de benefícios?

Sim. O Estatuto e o Regulamento são impressos e distribuídos a todos os Participantes cada vez que alguma alteração é aprovada. Além disso, encontram-se permanentemente disponíveis nos informativos do site da SUPRE.

2. Qual a política de investimentos do seu plano de previdência?

A Política de Investimento da SUPRE encontra-se disponível na página, no menu A SUPRE. Sempre que solicitado, é disponibilizado impresso.

3. Qual o perfil da carteira dos investimentos?

É adotada uma linha conservadora, com grande parte dos investimentos concentrados em Renda Fixa.

4. Onde os recursos do plano são aplicados?

Os recursos estão aplicados em sua maioria em títulos públicos. A faixa restante está distribuída entre títulos privados, fundos de renda fixa, ações, fundo de investimento no exterior, empréstimos a participantes e imóveis.

5. Com quais bancos e corretoras opera?

Os Fundos Exclusivos estão sob a gestão da BRAM - Bradesco Asset Management e Sulamérica Investimentos, além de alguns fundos abertos.

6. Qual a rentabilidade obtida e os riscos assumidos?

A rentabilidade comparada a indicadores de mercado, a evolução do patrimônio e a distribuição das aplicações é divulgada através do Relatório do Demonstrativo de Investimentos - DI, que é enviado à PREVIC e disponibilizado na página da SUPRE. A Política de Investimentos da Fundação é conservadora, o que diminui os riscos, que são avaliados por empresa especializada, a Aditus.

7. Seu fundo de pensão tem informado quais os gastos com prestadores de serviços?

A relação dos gastos com os fundos de investimentos, prestadores de serviços, pessoal e todas as despesas, constam no relatório anual da diretoria, ficando disponível na página da SUPRE.

9. Você recebe informações sobre a situação financeira e atuarial de seu plano de benefícios?

Anualmente é disponibilizado online a todos os participantes o Relatório da Diretoria, contendo um resumo dos principais acontecimentos do ano, cópia dos pareceres do atuário, do auditor independente, dos Conselhos Fiscal e Deliberativo, além das demonstrações contábeis e notas explicativas do balanço, bem como as rentabilidades obtidas.

10. Se seu plano prevê contas individualizadas, qual é seu saldo de conta?

O saldo de contas está disponível para consulta a qualquer momento, na área de Acesso Exclusivo a Participantes na página da SUPRE no menu SALDO, onde é atualizado mensalmente de acordo com o regulamento e impresso sempre que solicitado.

11. Seu fundo de pensão tem divulgado informações referentes às demonstrações contábeis e pareceres atuariais de seu plano?

Sim, através do Relatório Anual, mencionado no item 9, no menu INFORMATIVOS.

12. Quais as conclusões das auditorias atuarial e de benefícios realizadas em seu plano de previdência?

O Plano de benefícios está em equilíbrio, sem risco iminente.

13. Quais as conclusões do parecer do auditor independente?

A Entidade mantém controles adequados, trabalha de forma transparente e competente.

14. O Conselho Fiscal tem emitido relatórios sobre a atuação do fundo de pensão?

Sim, semestralmente o Conselho Fiscal analisa os dados da Fundação quanto aos mais diversos aspectos, emitindo relatório, conforme determinações legais.

15. Além dos benefícios previdenciários, quais outros serviços são prestados pela SUPRE?

Empréstimo pessoal a Participantes, (saiba mais no menu EMPRÉSTIMO ==> link REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO) e administração do Seguro de Vida (saiba mais no link SEGURO DE VIDA).

8. Quais as hipóteses atuariais adotadas (tábua de mortalidade, taxa de rotatividade, taxa de juros, etc)?

Tábua de Mortalidade: BREMS-2021
Tábua de Mortalidade de Inválidos: IAPC
Taxa de Rotatividade: zero
Taxa de Juros: 5,5% a.a.