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A Fundação


A SUPRE é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar, criada e destinada exclusivamente a atender aos empregados e beneficiários da Patrocinadora Sercomtel S.A.

A história começou com a autorização de sua criação pela Lei Municipal n.º 5.277, de 18 de dezembro de 1992 e, após um longo período de dedicação, estudos e anseios de todo o quadro, aprovada pelo Ministério da Previdência Social através da Portaria n.º 1.359, de 20 de julho de 1994.


O início oficial de suas atividades deu-se no dia 1º de agosto do mesmo ano, coroado com a adesão maciça dos empregados, doravante denominados "Participantes da SUPRE", num total de 946 adesões, ou seja, 99,47% do quadro. Aproximadamente 3500 pessoas, entre Participantes e beneficiários, estavam cobertas pelo plano da SUPRE.

Todo o primeiro ano foi voltado à preparação dos membros da Diretoria para a gestão da Fundação. Visando a busca da excelência organizacional da SUPRE, a Diretoria realizou frequentes reuniões para a implantação de controles e processos administrativos. Nesse sentido a SUPRE contratou duas empregadas através de concurso, adquiriu softwares voltados para a gestão de Fundos de Pensão, filiou-se à Abrapp - Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Privada, adquiriu equipamentos e uma sala comercial à Rua Pará, onde esteve instalada a sua sede de dezembro de 1995 até janeiro de 2003, quando a SUPRE passou a funcionar em novas instalações, à Rua Pernambuco. A antiga sala foi permutada na negociação de aquisição da nova sala.


A partir do ano de 1996 deu-se o início dos pagamentos de benefícios previstos no Regulamento: Suplementações de Auxílio-Doença, de Aposentadoria por Tempo de Serviço, de Aposentadoria por Invalidez, de Pensão e Pecúlio. Desde então vemos a Fundação caminhando a passos fortes: os desafios de mudanças nas Patrocinadoras, novas Legislações, fiscalizações, alterações no sistema da Previdência Oficial, volatilidade do cenário financeiro, além de novas necessidades demonstradas pelo mercado e pelos Participantes.


O ano de 2000 marcou a intensificação dos trabalhos da Fundação. As providências quanto à transferência da administração do Plano ASSISTENCIAL (saúde e odontológico) para a Fundação deram-se a partir do mês de agosto, com a mudança do Estatuto aprovado pela Portaria 773 de 26/09/2000 e a Regulamentação do Plano de Saúde aprovada pelo Ofício 3141/SPC/COJ de 31/10/2000 da Secretaria de Previdência Complementar. A administração passou a ser efetuada pela SUPRE a partir de 28/12/2000 junto à UNIMED para os serviços médicos e à UNIODONTO para os serviços odontológicos. Também no ano de 2000 a SUPRE assumiu, a partir de setembro, a administração do SEGURO DE VIDA EM GRUPO, conseguindo, de imediato, uma redução nas taxas e um aumento nas coberturas. Além disso, dentro do planejamento de investimentos, a Fundação desenvolveu estudos, devidamente aprovados pelo Conselho Deliberativo, visando a ativação da Carteira de EMPRÉSTIMO A PARTICIPANTES, implantada no mês de outubro/2000.


A instabilidade da Previdência Pública fez com que priorizássemos os estudos para a implantação de um novo Plano. Inúmeras reuniões, análises e levantamentos foram realizados, culminando com a aprovação do Plano Misto de Benefícios através do Ofício 3053/SPC/COJ de 18/10/2000 da Secretaria de Previdência Complementar. Trata-se de um Plano de Contribuição Variável, com característica básica de Contribuição Definida, muito mais flexível, personalizado, onde cada um pode programar seu benefício futuro, sendo mantida a modalidade de Benefício Definido apenas para os benefícios de risco (auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, pensão e pecúlio). O novo PLANO MISTO DE BENEFÍCIOS foi lançado dia 10/11/2000 e a sua implantação ocorreu no dia 01/03/2001, constatando-se a migração de 100% dos Participantes Ativos e Assistidos, além da adesão da maioria dos empregados que ainda não estavam inscritos.


Concomitantemente, o ano de 2001 foi marcado por um período de intensas mudanças no setor da Previdência Privada Complementar, com a edição das Leis Complementares nº 108 e nº 109, de 29/05/2001. Novos critérios de administração e responsabilidades para os dirigentes passam a ser obrigatórios nos Estatutos.


Atendendo determinações legais, a SUPRE instituiu a primeira versão da Política de Investimentos, que direcionou as aplicações e diversificação dos investimentos no ano de 2002. A partir daí, anualmente a Política é revisada de acordo com o cenário político-econômico nacional e internacional.


O ano de 2004 marcou o aniversário de 10 anos da SUPRE, data a ser lembrada e comemorada, anos construídos com bases sólidas e dedicados aos seus Participantes. Já éramos 140 aposentados e 13 pensionistas em benefício vitalício, e mais 614 Participantes garantidos pelo Plano. A comemoração dos 10 anos da SUPRE aconteceu no dia 03/12/2004, juntamente com as festividades de encerramento de ano das Patrocinadoras. Na ocasião foram homenageados os integrantes das comissões que viabilizaram a criação da Fundação. O slogan que marcou a festa foi "SUPRE - Você Faz Parte Desta História", criado por Irma Sueli Oricolli.


Uma novidade lançada no ano de 2005 foi a liberação de ACESSO EXCLUSIVO aos Participantes em área restrita na internet, para consulta de informações confidenciais - saldos, cadastro, simulações, empréstimo. Outro trabalho significativo junto aos Participantes foi a divulgação das novas regras de Tributação de Imposto de Renda sobre resgates e benefícios, conforme Lei nº 11.053, bem como a formalização das opções pela manutenção no Regime Progressivo ou adesão ao Regime Regressivo.


No ano de 2008 houve um importante trabalho, buscando-se a garantia da continuidade do Plano Assistencial aos Participantes Ativos e Assistidos. Neste momento ocorreu a migração para a modalidade de Pré-Pagamento com co-participação, onde o risco, antes suportado integralmente pelas Patrocinadoras, foi transferido para a Cooperativa Médica.


Além dos principais marcos registrados acima, a Fundação realiza um trabalho contínuo para buscar o melhor desempenho de suas atividades com o envolvimento conjunto, cada qual com suas atribuições, do corpo administrativo, da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, onde destacamos resumidamente:


=> Acompanhamento da Legislação

=> Adequação às novas exigências

=> Revisão periódica do Regulamento do Plano de Benefícios e Estatuto

=> Revisão periódica do Regulamento do Plano Assistencial

=> Readequação do Regulamento do Empréstimo Pessoal

=> Cumprimento das exigências periódicas e anuais

=> Manutenção de intenso trabalho de auditoria

=> Atendimento às fiscalizações do órgão competente

=> Atendimento aos Participantes que em dez/2011 eram 590 Ativos, 9 Autopatrocinados, 6 optantes pelo Benefício Diferido, 212 Aposentados e 24 Pensionistas.

=> Apoio e interação com as Patrocinadoras


Ao longo destes anos de existência, a SUPRE, que um dia foi o sonho de poucos, vem mostrando que na verdade é para o benefício de muitos! Árvore que precisa de cuidados e atenção, mas que oferece frutos no momento de transição, de "mudança de vida" de seus participantes, com o seu objetivo maior que é a concessão da Renda Vitalícia.


Sede 


A sede da Fundação desde janeiro/2003 está em uma sala própria no Edifício Centro Metropolitano, à Rua Pernambuco nº 269, 18º andar, sala 1801, no centro de Londrina. 


Está aberta aos Participantes de 2ª à 6ª feira, das 8h às 12h e das 13h 30min. às 17h 30min.


Para contato na área de Previdência (sede da SUPRE): Fone (43) 3375-1102 e 3375-1201

 e-mail supre@sercomtel.net.br 


Para contato na área de Saúde (PO) - setor médico: AAG - Fone (43) 3375-1105 



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Supre - Fundação de Suplementação Previdenciária

86020-120
Londrina - PR
R. Pernambuco, 269, 18º andar, sala 1801 - Centro

43 3375-1102

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